top of page

Episódio 4

Marta,a religiosa da Índia

Sinopse: Marta é uma diretora de filmes indianos,que perdeu sua família muito cedo e mora com o namorado Abha em Mumbai. Ele escreve os roteiros dos filmes e ela dirige,porém numa produção sobre Gandhi ,novidades para a carreira de um deles aparecem. Com essas novidades,um acontecimento não fica muito esclarecido e uma tragédia acontecem,fazendo com que um momento de reflexão e religiosidade aconteça para um deles.

Episódio: ''Nesta cidade de Calcutá, repleta de palácios, há milhares que não têm nem uma cabana suja para viver. Perambulando de rua em rua, dormem afinal onde encontram um pequeno espaço, e ardendo aos golpes dos cassetetes da polícia, mudam-se para outro lugar; e é nas ruas que caem doentes e se entregam. (...) Se um dia o senhor os visse, talvez pudesse perguntar se também são cidadãos do Império Britânico. Se o são, talvez pudessem pedir gentilmente ao senhor para certificar seus paradeiros, ou suas residências, e quais suas relações com o Império Britânico. Como deveriam soar suas bênçãos ao Império Britânico? 'Bendito seja esse Império no qual não temos um palmo de terra que possamos considerar nosso, embora seja nossa terra natal; em que não podemos ter nem mesmo um trapo sórdido para cobrir o corpo, ou comida suficiente para encher esse infeliz estômago?' ''

Esse trecho de ''Os hindus são cidadãos britânicos?'' fala um pouco dos indianos,pois é uma carta enviada por um hindu a um vice-rei da Índia,no início do século XX.

Quando ouve-se  a palavra ''Índia'',muitas pessoas lembram-se das cenas da novela ''Caminho das Índias'',de Glória Perez,exibida em 2009 na Rede Globo,que falava do amor entre uma moça de casta de comerciantes e um dalit. Se você não entendeu um pouco do que falamos anteriormente,vamos ver uma breve explicação,que se inicia com a religião que possui esse sistema: o hinduísmo,uma religião muito antiga e complexa. Num dia ensolarado,em sua casa,Marta,uma diretora de filmes de Bollywood (indústria de filmes indianos,localizada em Mumbai,antigo Bombaim,que junto com Hollywood formou esse nome) ,inicia seu dia aprendendo mais sobre hinduísmo,sua religião,porém ela queria saber muito mais para poder ajudar seu marido na hora de escrever um filme,já que ele é roteirista de filmes. Marta é filha de Toni e Matilde,que morreram num acidente quando a menina era muito jovem e ela foi criada pelo avó Cleo,que cuidou muito bem da neta,porém ela faleceu quando Marta completou 18 anos  e por isso,a jovem morou sozinha e agora mora com o namorado Abha. Como os casamentos são escolhidos pelas famílias e os dois ''pombinhos'' não possuem família,eles se uniram e moram juntos.

Marta comprou livros e começou a ler alguns em voz alta para fixar mais tudo.

- Mais do que uma religião,o hinduísmo é um conceito coletivo para um grande número de tradições e correntes religiosas,não existindo organizações centralizados ou regras e ritos obrigatórios. Para os hindus é muito forte a ideia de que as almas reencarnam várias vezes até ficarem ''puras''. - leu Marta em voz alta

Ela viu também que para essas pessoas,a alma renascerá segundo o carma de cada um,ou seja,de acordo com que a pessoa realizou de positivo e de negativo na vida anterior e por isso,nessa religião,é comum a ideia de uma vida cíclica (feita de ciclos de nascimento,morte e renascimento). Já o sistema de castas ou varnas é existente entre os hindus já muito tempo,sendo um sistema de classificação fortemente estruturado dividido em 4 castas. Fora desse sistema,existem os dalit,os ''intocáveis'',os ''impuros'',que são excluídos,até mesmo no mercado de trabalho,já que,muitas vezes, ficam com trabalhos que requerem contato físico com sangue e excrementos humanos,como coveiros,cremadores de corpos,garis,... Não é possível mudar de varna ou deixar de ser dalit,e cada uma tem suas próprias regras de conduta e de prática religiosa.

Num dia normal,Marta foi para seu local de trabalho para começar a produção de um novo filme,que tinha nome de ''A vida de Gandhi'',que falava da vida do famoso Gandhi,um indiano que enfrentou o império britânico e lutava para que acontecesse o fim da violência. Esse filme de Abha estava em pré-produção,etapa em que os diretores escalam o elenco e começam os work shops (preparações para a história) e Marta estava muito animada em saber que iria dirigir o filme do próprio marido,mais uma vez e principalmente,por ser um filme que retratava a história de vida de alguém tão importante no país. Esse filme baseava-se em ''Gandhi'',filme famoso vencedor do Oscar de 1982.

Nesse mesmo dia,ela participou dos work shops,junto com os atores e gostou muito do resultado que estava observando até aquele momento. Porém,ela foi surpreendida com uma notícia nada boa. Marta recebeu uma mensagem de celular da atriz Nadja Hocksam avisando que não poderia participar mais do filme,já que estava grávida de três meses e não sabia disso. Marta ficou doida e começou a gritar no estúdio:

-Eu só não brigo com ela porque ela não é a culpada e porque é uma grande felicidade um nascimento.

-Acho melhor,querida,você procurar logo uma substituta. - aconselha seu namorado

-Não sei se essa é a melhor coisa a se fazer,porque nesse papel precisamos de alguém experiente e nossos atores não são iguais aos de Hollywood: famosos e tão talentosos,eles são modelos,atores da TV,do teatro e até pessoas comuns. Resumindo: não temos muitos talentosos.

-Infelizmente,né? Porém devemos dar um jeito. Quem é a personagem?

-A Margaret Bourke-White.

-Essa personagem é indispensável e é muito importante. Que tal se você fizesse ela?

-Eu,Abha?

-Sim. Por que não?

-Você só pode estar brincando comigo. Não levo o menos jeito para atuar. Eu sou diretora! E eu sou morena e essa personagem tinha uma pele bem branquinha.

-Isso a maquiagem resolve. Mas como você mesma disse,alguns atores de Bollywood são pessoas comuns mesmo.

-Vou pensar no caso e em casa conversamos melhor. - ri Marta

Em casa,eles conversam bastante e no dia seguinte chegam com uma notícia importante: Marta fará a personagem Margaret Bourke-White. Muitos atores ficaram surpresos e principalmente algumas atrizes porque desejavam substituir Nadja.

 Durante o período de gravações,Marta ficou muito ocupada com seu trabalho e dedicava menos tempo ao namorado Abha. Num dia bastante chuvoso,Abha foi ao set de gravação acompanhar a namorada e chegando lá ficou surpreso ao vê-la segurando na mão de outro homem durante minutos e esse homem era um ator do mesmo filme,Diako. Abha teve uma ideia: mudar os rumos do personagem desse ator e matá-lo. Porém,como foi dito antes,o dia era chuvoso e quando foi subir num elefante para transportá-lo até sua casa,ele escorregou no elefante molhado e cai no chão,batendo a cabeça que se abriu. Um médico o atendeu e depois foi constatada a sua morte. Marta ainda não sabia da notícia,porém quando chegou em casa,encontrou um médico avisando do ocorrido,deixando Marta desesperada e muito triste,com a vontade de se matar também para poder se encontrar com ele em outra vida,porém achou melhor que o tempo se encarregasse de determinar o tempo de sua morte.

Dias depois,ela ficou sabendo,por meio de uma colega de trabalho,que Abha havia visto ela e Diako com as mãos dados e ficou muito inconformada porque ela estava ajudando Diako porque ele havia perdido os pais e precisava continuar nas gravações do filme,pois vivia Gandhi,o protagonista. Marta estava inconsolável e queria viver um tempo de exclusão e reflexão sobre tudo de  importante na sua vida,já que não tinha mais ninguém,além dos colegas de trabalho. Já que a sua participação no filme já havia acabado,Marta resolve visitar um monumento muito importante da Índia: o Taj Mahal,um lugar de muita reflexão e religiosidade. A palavra "Taj"  significa "Coroa", enquanto que"Mahal"  significa  "Primeira dama do palácio". Taj Mahal, então, refere-se à "coroa de Mahal", a amada esposa de Shah Jahan. Depois de visitar todas as instalações do museu,Marta repensou nas suas atitudes e conheceu melhor Diako,o homem que Abha achou que estava se relacionando secretamente com Marta. Resumindo: Marta casou-se oficialmente com Diako,com direito à festa com muita dança e comemoração. No final da linda celebração,Diako comentou:

-Depois que você começou a se interessar mais no hinduísmo e quando fez a visita ao Taj Mahal,ficou mais pura,mas,felizmente ainda sendo Marta, a religiosa da Índia.

 

 

bottom of page